O ato foi presidido pelo Secretário de Defesa Social (SDS), Humberto freire, e contou com a participação do Chefe da Casa Militar, Coronel Carlos José; do Procurador Geral do Estado, Dr. Ernani Medicis; do Secretário Executivo de Defesa Social, Rinaldo de Souza; do Chefe do Estado Maior (EMG), Coronel Arlis Gadelha; do Corregedor Geral de Defesa Social, Dr. Paulo Loyo; do Gerente de Articulação Integração Institucional e Comunitária, Coronel Ivanildo Torres; do Diretor de Ensino Instrução e Pesquisa (DEIP), Coronel Marcos Aurélio Ramalho; e do Comandante da Academia de Polícia Militar do Paudalho (APMP), Tenente-Coronel Tibério Noronha.
Os alunos assistiram a palestra do procurador Geral do Estado e o tema abordado por ele foi “O papel da Advocacia Pública como função essencial à Justiça”. “Abordei sobre a estrutura da Procuradoria e também das suas atribuições na defesa do Estado em juízo, na atividade de consultoria jurídica, que são temas conectados e relacionados à atividade militar. Entendo como relevante essa abordagem no contexto deste curso, que é tão importante na qualificação dos oficiais do Estado”, frisou o Dr. Ernani Medicis.
Durante sua fala, o Comandante Geral da PMPE pediu para que os alunos pensem a Corporação de forma pedagógica e desfrutem a oportunidade conquistada. “Aproveitem esse momento acadêmico, que ele é único. Aproveitem toda capacidade que os senhores adquiriram durante os anos, desde a academia, passando pelo Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), com a oportunidade de coroar com o Curso Superior de Polícia (CSP)”, salientou.
Para o Secretário de Defesa Social de Pernambuco, a ascensão na carreira desses profissionais é importante não apenas para a Corporação, como também para toda à sociedade. “É uma satisfação ver profissionais de extrema competência darem esse importante passo, de ascender ao último posto da carreira de policial militar, e assim poder desempenhar funções extremamente importantes e estratégicas, não só para a Polícia Militar, como também para toda a segurança do estado”, concluiu.
A turma do CSP 2021 é composta de 40 oficiais-alunos, sendo trinta e seis da PMPE, três da PMPI e um da PMGO. O curso é de caráter obrigatório, sendo um dos requisitos para ascensão ao posto de coronel das Corporações. As qualificações serão realizadas pela Academia de Polícia Militar do Paudalho (APMP), com a coordenação da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) e a supervisão da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES). O curso acontecerá na modalidade de ensino a distância, utilizando ambiente virtual de aprendizagem, e tem previsão de término para o dia 30 de dezembro.

0 Comentários