Na última terça-feira (17/08), a comandante do Colégio da Polícia Militar (CPM), Tenente-Coronel Cristiane Vieira, reuniu-se com o coronel da reserva remunerada e professor, coronel Filipe Fernandes, para conhecer o projeto idealizado por ele, intitulado Atlas do livro de Pernambuco, que visa catalogar os livros existentes nas bibliotecas das escolas do Estado, facilitando a rotina dos alunos e professores.
Durante o encontro, o oficial da reserva apresentou o projeto, que utiliza o auxílio do Google Maps (serviço de pesquisa e visualização de mapas) e do site Skoob (a maior rede social colaborativa brasileira para leitores, lançada em 2009, que deriva da palavra “livro” em inglês, ao contrário). A partir dos dois aplicativos, o leitor consegue localizar os títulos existentes nas bibliotecas das escolas cadastradas no Atlas Pernambuco, que atualmente conta com adesão de noventa escolas no Estado.
O CPM já é cadastrado no Atlas de Pernambuco desde 2019, contudo, devido à pandemia, a catalogação dos livros foi pausada. Ontem, o coronel Filipe retornou ao colégio para apresentá-lo à nova diretora, que ficou empolgada com o projeto e garantiu seu retorno para o inicio de setembro. Se fizeram presentes ao encontro a major Keila, da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos (DASDH), e a cabo Emelli, da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEIP).
Com mais de 60 mil livros visíveis, o Atlas de Pernambuco visa inspirar as bibliotecas a catalogar seus títulos, facilitando a rotina do profissional de educação e dos alunos, que podem saber quais estão disponíveis na sua escola. “Após identificar e divulgar os livros existentes em seu acervo, a escola pode, através da rede Skoob, marcar aqueles desejados pela biblioteca, formar uma rede de leitores da escola, podendo, inclusive, interagir com outras bibliotecas e leitores”, afirma o coronel Filipe, que reforça o ideal do projeto “O maior objetivo do Atlas é que os discentes e docentes interajam, colaborem, aprendam e tenham uma boa leitura”, concluiu.
0 Comentários