O uso obrigatório de máscara foi suspenso no Texas, nos Estados Unidos, anunciou o governador Greg Abbott na terça-feira 2. Ele também determinou a reabertura total da economia, em meio à pandemia de covid-19, inclusive permitindo que a maioria dos estabelecimentos funcione sem nenhuma restrição de capacidade.
“Estou anunciando que o Texas está novamente 100% aberto”, disse o governador. “Por quase meio ano, a maioria das nossas empresas funcionou com 50% ou 75% da capacidade e, com isso, muitos texanos foram excluídos das oportunidades de emprego.”
Durante um pronunciamento na Câmara de Comércio de Lubbock, Abbott afirmou que muitos proprietários de pequenas empresas estão sofrendo para pagar as contas. “Isso deve acabar”, disse. “Agora é hora de abrir o Texas 100%. Todo negócio que desejar abrir, evidentemente, deve abrir".
O governador destacou também a chegada das vacinas, que estão sendo aplicadas em massa nos Estados Unidos, e disse que o Estado agora tem as ferramentas para proteger os texanos do vírus. A decisão de tornar obrigatório o uso de máscara foi tomada pelo governador há oito meses, no auge da pandemia.
Abbott também destacou o fato de o Texas ter avançado no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, além da ampliação dos testes nas últimas semanas. Segundo o New York Times, até o momento, já foram aplicados 5,7 milhões de doses de imunizantes contra a covid-19 no Estado.
A suspensão da obrigatoriedade do uso de máscara foi criticada pela diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), Rochelle Walensky, que se declarou preocupada com a flexibilização das medidas restritivas e de prevenção da propagação do coronavírus em alguns Estados. “Agora não é hora de relaxar as salvaguardas que sabemos que podem impedir a disseminação do vírus”, alertou. “Essas atitudes podem mudar novamente a trajetória da pandemia.” ( Com informações da Revista Oeste).
Da Redação do Portal de Notícias Floresta News

0 Comentários