A empresa de Mark Zuckerberg postou por volta das 19h30 uma mensagem sobre a retomada com um pedido de desculpas.
"Para todos que foram afetados pela interrupção das nossas plataformas hoje: sentimos muito. Sabemos que bilhões de pessoas e negócios em todo o mundo dependem de nossos produtos e serviços para permanecer conectados. Agradecemos sua paciência", disse o Facebook.
Os serviços, no entanto, ainda apresentavam instabilidade por volta das 20h. O "blecaute" nas três das maiores redes sociais do mundo prejudicou empresas, trabalhadores e estudantes e foi o assunto mais falado no Twitter durante toda a tarde - a página se tornou o principal canal de comunicação, sendo usada inclusive, pelo Facebook para atualizar a situação.
A causa
Por volta das 17h, o Facebook disse que problemas com a rede causavam a falha de acesso. A empresa é dona dos três serviços.
A mensagem foi postada no Twitter pelo diretor de tecnologia da empresa (CTO, na sigla em inglês), Mike Schroepfer que não informou o que causou essa falha. A possibilidade levantada por especialistas é de erro de DNS - como se o "GPS" dos sites não conseguisse encontrar a rota para levar os usuários até as páginas (leia mais abaixo).
"É interessante separar o sintoma da causa. O erro de DNS é um sintoma e a causa é a interrupção da conectividade dos servidores do Facebook com a internet", explica Thiago Ayub, diretor de tecnologia da Sage Networks.
Num primeiro momento, os perfis das 3 redes postaram no Twitter que estavam investigando as causas da falha, sem apontar para nenhum caminho.
"Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível", diz a mensagem no perfil do programa de mensagens.
Os três aplicativos também enfrentaram instabilidade em junho passado durante cerca de 2h30. Na ocasião, o Facebook afirmou que a falha foi causada por um ajuste de configuração.
0 Comentários