Na manhã desta terça-feira (24/8), a Polícia Federal deflagrou a operação Tamoios, visando combater o tráfico internacional de drogas, com foco no modal marítimo.
Na ação de hoje, aproximadamente 60 policiais federais deram cumprimento a 12 mandados de prisão preventiva e a 15 mandados de busca e apreensão, nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
No decorrer da investigação, que durou cerca de dois anos e contou com o apoio da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, foi possível apreender mais de 200 kg de cloridrato de cocaína, 14 veículos de luxo, 6 imóveis de alto padrão nos municípios do Rio de Janeiro/RJ, Mangaratiba/RJ e Guarapari/ES, além de grande valor de dinheiro, em espécie.
A investigação apurou que a organização criminosa utilizava logística portuária de pequenas embarcações pesqueiras e mergulhadores profissionais. Os investigados usando o subterfúgio da pesca artesanal e do mergulho, realizavam de forma organizada o transporte de grandes carregamentos de cloridrato de cocaína para o Porto de Rotterdam, na Holanda.
A maioria dos integrantes da organização criminosa, que operavam em conjunto com organizações transnacionais, são do Rio de Janeiro e transportavam a droga até Espírito Santo de onde embarcavam para a Europa.
0 Comentários