O Bitcoin Abuse Database, plataforma que compila endereços no blockchain relacionados a ransomware, fraudes e golpes, indica que ao menos três carteiras digitais estão vinculadas ao mais recente esquema de extorsão no Brasil. O Tecnoblog apurou que esses endereços já receberam um total de 16 transferências, acumulando 0,0779 BTC, quantia que equivale a aproximadamente R$ 15 mil, conforme a cotação no momento desta publicação.
Os primeiros relatos envolvendo esse golpe surgiram no dia 17 de julho, com novas denúncias ocorrendo diariamente desde então. De acordo com múltiplas pessoas que comentaram no Bitcoin Abuse Database, trata-se de um clássico caso de extorsão. Os e-mail são enviados a partir de múltiplos endereços, como por exemplo cicero@ciareal.com.br, e seu conteúdo é idêntico para todos os remetentes, indicando um provável sistema de envio automatizado.
Porém, o corpo do e-mail pode ser convincente para muitas pessoas. "Olá, tenho péssimas notícias para você!!! Alguns meses atrás consegui infectar todos os seus dispositivos, e desde então monitorei todas as suas atividades na Internet", diz a mensagem personalizada com alguns dados do alvo, como nome e e-mail.
E-mail detalha suposto processo de hacking
Acontece que o golpista detalha muito bem o seu suposto processo de invasão através de operações críveis aos olhos leigos. "Comprei algumas credenciais (logins e senhas) de contas de e-mails, por meio de hackers (hoje em dia, é bastante simples e barato na Deep Web). Então, em algumas semanas monitorando seus dados, consegui instalar com sucesso meu vírus polimórfico, totalmente indetectável, em todos os sistemas operacionais de todos os dispositivos que utiliza para acessar sua conta de e-mail", continua o texto.
O criminoso vai além, dizendo que "não foi nada difícil" realizar a invasão e que seu suposto vírus concede acesso a todos os controladores dos dispositivos do alvo, como, por exemplo, o microfone, câmera de vídeo frontal ou traseira, teclado e touchscreen. A estrutura descrita seria similar a um ataque de ransomware, no qual o golpista estaria coletando principalmente dados de acesso à pornografia e gravando secretamente momentos íntimos. ( Fonte:Terra)
0 Comentários