“No dia 1º de maio passaremos para a próxima fase de desconfinamento, em particular com a reabertura da fronteira com a Espanha”, declarou Costa em coletiva de imprensa, após um conselho de ministros dedicado à luta contra a pandemia de covid-19.
Além da suspensão dos controles nos postos de fronteira, restabelecidos desde o final de janeiro, essa flexibilização das restrições sanitárias permitirá a realização de eventos em estabelecimentos com capacidade limitada a 50%.
As atividades esportivas em áreas externas e academias serão autorizadas novamente, e o horário das cafeterias, restaurantes, lojas e espaços culturais será ampliado, principalmente nos finais de semana.
Na madrugada de sábado, o estado de emergência sanitária, em vigor desde novembro, será rebaixado a uma "situação de calamidade", marco legal que permitirá às autoridades manter algumas restrições, como o fechamento de bares e boates, e exigir confinamento domiciliar ou teletrabalho, quando possível.
Serão mantidas as restrições impostas aos visitantes, como a apresentação de teste negativo para covid-19 ou a obrigatoriedade de quarentena no caso de viajantes de países com elevada incidência de casos, indicou Costa.
Em uma dezena de municípios, onde a taxa de incidência é maior, as restrições continuarão a ser mais duras do que no resto do país, disse ele.
Em Portugal, um país com cerca de 10 milhões de habitantes, a covid-19 causou cerca de 17.000 mortes. ( Fonte: Correio Braziliense)
Da Redação do Portal de Notícias Floresta News
0 Comentários