Hoje são cumpridos oito mandados de busca e apreensão no escritório da empresa, localizada num empresarial no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife, e seus representantes. A operação é feita em parceria com a Polícia Civil de Pernambuco e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Ainda de acordo com os agentes da lei, a investigação sobre a empresa começou a partir do compartilhamento de informações entre setores da inteligência da unidade policial, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da PRF, segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro. A equipe policial relata que acordo com o que já foi apurado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, a empresa alvo da operação ofertava os lotes da vacina da AstraZeneca por meio de uma empresa norte-americana pelo valor de US$ 7,90 (aproximadamente R$ 44).
Pelo contrato apresentado pela empresa, as cidades deveriam realizar o pagamento antecipado por meio de "swift" (remessa internacional) ou carta de crédito no momento da suposta postagem das doses em Londres, no Reino Unido. A AstraZeneca informou que todas as doses da vacina contra a Covid-19 em produção pelo laboratório estão destinadas a consórcios internacionais como o Covax Facility e contratos com países.
O fabricante afirmou que não há doses remanescentes para serem comercializadas com estados, municípios ou entidades privadas. A Polícia Civil de Pernambuco apresenta mais detalhes da operação ainda nesta quinta-feira.
Os envolvidos no esquema responderão pelos crimes de organização criminosa e estelionato contra a administração pública.
Da Redação do Portal de Notícias Floresta News

0 Comentários