Dinamarca é o 1º país europeu a excluir vacina da AstraZeneca do programa de imunização


O governo da Dinamarca anunciou nesta quarta-feira, 14, que a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford foi retirada do programa nacional de imunização. Foi o primeiro país da Europa a adotar essa medida.

A Agência Nacional de Saúde do país informou, em nota, que “decidiu continuar a vacinação contra a covid-19 sem a vacina da AstraZeneca”. O texto, entretanto, deixa a aberta a possibilidade de o imunizante voltar a ser usado “em outro momento”, dependendo de novas avaliações.

De acordo com as autoridades sanitárias dinamarquesas, cerca de 2,4 milhões de doses da vacina serão retiradas das unidades de saúde do país. A aplicação dos imunizantes da Pfizer e da Moderna será mantida.

“Os próximos grupos-alvo para vacinação têm menos probabilidade de adoecer gravemente por causa da covid-19. Devemos pesar isso contra o fato de que agora temos um risco conhecido de efeitos adversos da vacinação com AstraZeneca, mesmo que o risco em termos absolutos seja pequeno”, explicou o diretor-geral da agência, Søren Brostrøm, ao anunciar a “decisão difícil”, segundo ele.

Na semana passada, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) informou que a vacina da Oxford/AstraZeneca pode ter relação com o aparecimento de coágulos sanguíneos. Apesar do anúncio, o órgão esclareceu que os casos são “muito raros” e que o saldo entre benefícios e riscos da aplicação do imunizante ainda é “positivo”.

Da Redação do Portal de Notícias Floresta News

Postar um comentário

0 Comentários