Você conhece o peixe - bolha?





O peixe-bolha ou peixe-gota (Psychrolutes marcidus), conhecido em inglês por “blobfish”,  é um peixe de águas profundas, que habita as planícies abissais da costa autraliana  e da Tasmania, bem como da neo-zelandesa. Um adulto, normalmente não ultrapassa os 30 cm de comprimento.

Habita águas entre os 600 e os 1 200 m de profundidade. Aqui a pressão é muitas vezes superior aquele que se sente a nível da superfície da água, como tal as bexigas natatórias presentes na maior parte dos peixes, seria ineficaz a tais profundidades, não servindo para manter o peixe a boiar. Assim, o peixe-bolha possui uma massa corporal de aparência gelatinosa, como uma densidade um bocado inferior à densidade da água, o que permite ao peixe-bolha conseguir flutuar sem se afundar, e sem necessitar de gastar muita energia a nadar.

Alimenta-se principalmente de crustáceos e outros alimentos que flutuem perto de si, pois o peixe-bolha não possui tecido muscular nem uma estrutura óssea que o suporte, logo não se pode dar ao luxo de realizar caças vigorosas. Como tal, a falta de músculos não é uma grande desvantagem.

Devido ao fato que o seu corpo possui uma baixa densidade, a forma do peixe-bolha fora de água é muito diferente daquela que apresenta nas águas profundas. A aparência pouco atraente deste peixe levou a que fosse nomeado, em Setembro de 2013, como o animal mais feio do mundo. O peixe-bolha está então adaptado para viver a elevadas pressões, não tendo uma fisiologia normal à maior parte dos peixes, como tal apenas possui forma de peixe no seu habitat natural.

O peixe-bolha é muitas vezes apanhado, de forma involuntária, em redes que varrem os fundos marinhos, visto que o peixe-bolha não tem valor comercial no mercado. Cientistas tem receio que eventualmente o peixe-bolha fique ameaçado devido a esta atividade piscícola.


Da Redação do Portal de Notícias Floresta News

Postar um comentário

0 Comentários