A Prefeitura do Recife anunciou, nesta segunda-feira (21), que a Capital pernambucana vai ganhar o primeiro “Shopping Social” do Brasil. Localizado na Rua do Bom Jesus, no bairro do Recife Antigo, o equipamento servirá de incentivo para o empreendedorismo e iniciativas sociais e abrigará projetos do Transforma Recife, Porto Social e ONG Novo Jeito. Ainda não há previsão de entrega do novo equipamento.
“A Casa da Solidariedade nasce aqui na rua do Bom Jesus, uma das ruas mais bonitas do mundo. Aqui vamos colocar o Porto Social, o Transforma Recife, o Quero Impactar e tantas outras iniciativas. Hoje, o Porto Social já chega a 350 projetos de empreendedorismo social encubados e aqui, com certeza, irá multiplicar. A soma de esforços com parceiros privados vai reformar e estruturar todo o prédio para o funcionamento de todas essas instituições de solidariedade da nossa cidade”, explicou o prefeito Geraldo Julio.
O equipamento é uma parceria da Prefeitura do Recife, o Porto Social, que é a incubadora de empreendedorismo social do município, a ONG Novo Jeito, o Transforma Brasil e o Transforma Recife. “Hoje, nós damos o pontapé para o nascimento do que estamos chamando, como conceito, do primeiro shopping social do país: a Casa da Solidariedade, a casa do empreendedorismo social que irá ajudar iniciativas sociais e novas ideias. Eu vejo que esse prédio, cedido pela Prefeitura, para esse ecossistema venha fortalecer a vocação da cidade, a vocação de uma cidade solidária, generosa e inovadora. Uma cidade que vê os problemas, mas que está muito focada na solução desses problemas”, relata o empreendedor social Fábio Silva.
O prédio tem dois mil metros quadrados, e foi cedido pela gestão municipal. Depois de pronto, o “shopping de empreendedorismo social” terá biblioteca, espaço coworking, cafeteria, loja para comercialização de objetos de arte e peças artesanais produzidos pelas organizações beneficiadas, além de espaço destinado para alimentação. O escritório Romero Duarte & Arquitetos, que assina a reforma do prédio e a construtora Moura Dubeux responsável pelas obras, são parceiros privados envolvidos na ação. A parceria da prefeitura se estende a outras empresas como a Tintas Iquine e o grupo Neoenergia.
“O projeto de reforma do prédio prevê a abertura de um corredor de pedestres por dentro do imóvel, entre a rua do bom Jesus e a rua Domingos José Martins, ampliando os espaços de convivência e conexões do Bairro do Recife”, informa a prefeitura.
Fonte: Diário de Pernambuco
0 Comentários