PARABÉNS RORRÓ E BIA NUMERIANO


As eleições de dois mil e vinte em Floresta do navio ficará marcada para sempre na história política da cidade que pela sua quadragésima sétima  vez será governada por duas mulheres ( Rorró Maniçoba & Bia Numeriano) que foram eleitas com sete mil, novecentos e vinte e seis votos nas urnas fazendo o que até então "muitos" achavam impossível. Durante a campanha política tivemos de tudo um pouco: momentos de alegria, de tensão nos debates, troca de farpas, acusações, pesquisas "travadas" em cima da hora, a preocupação se o povo sairia ou não as ruas para participar da festa da democracia realizada em quinze de Agosto do corrente ano. Nunca na história de Floresta se viu um pleito tão acirrado  como o que foi presenciado no último domingo.

Rosângela de Moura Maniçoba Novaes Ferraz  escreve mais um capítulo importante na história de Floresta do Navio, pois segue para o seu terceiro mandato como prefeita,  fato conseguido apenas por Afonso Augusto Ferraz eleito três vezes em (1984-1988;1993-1996 e 2005-2008). Pelo que parece, apesar de carregar o nomes das duas família (Novaes e Ferraz) o que entende-se é que ela não dá muita importância a isso,  pois  sem ajuda de deputados ou nomes considerados fortes no estado, conseguiu fazer o "improvável", emplacar uma candidatura ao lado da jovem vereadora Bia Numeriano que abriu mão de disputar o pleito para a casa Benício Ferraz, correndo todos os riscos que há em uma política, pois rachou com o grupo que acompanhou a anos e escreveu um novo capítulo na história, afinal, ela foi a terceira mulher eleita vereadora de Floresta, não apenas isso, na época, foi também a mais jovem vereadora eleita no Estado,  pois tinha apenas dezoito anos de idade quando concorreu naquele pleito em dois mil e doze elegendo-se com novecentos e doze votos e sendo a sexta mais bem votada. 

É bem verdade que as duas sozinhas não iriam longe, por trás dessa vitória, estão os postulantes ao legislativo da sua chapa, e acima de tudo o povo que abraçou a convocação. A grande lição que aprendemos  é que a política é jogo, e vence quem melhor sabe jogar, articular, conversar e conquistar. Foi-se do tempo em que nomes  fortes mandavam na política de local ou de qualquer outro lugar, pois o poder emana do povo. O povo é o maior responsável em uma democracia, á propósito, o termo democracia tem origem grega, podendo ser etimologicamente dividido da seguinte maneira: demos (povo), kratos ( poder). Em geral, democracia é a prática política de dissolução, do poder e das políticas em meio aos cidadãos.

Parabéns Rorró Maniçoba & Bia Numeriano.

Uma Homenagem do Portal de Notícias Floresta News.

Postar um comentário

0 Comentários