Mesmo com impasse com educadores, aulas presenciais são retomadas em escolas da rede estadual de Pernambuco

As aulas do 3º ano do ensino médio da rede estadual de ensino de Pernambuco foram retomadas nesta quarta-feira (21). O retorno ocorre em meio a um impasse entre o governo estadual e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepe).

Nesta terça-feira, o Sintepe disse que os profissionais decidiram que não retomariam as atividades presenciais.

Mesmo assim, o governo do Estado manteve o calendário de retomada e disse que os alunos do 3º ano teriam aula nesta quarta.

O desembargador Fábio Eugênio Dantas Oliveira Lima, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), determinou, no início da tarde desta terça-feira (20), a majoração da multa diária por descumprimento da decisão para R$ 100 mil e a advertência imediata aos dirigentes da entidade sindical.

A decisão ocorreu após a Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) apresentar petição ao TJPE noticiando a deflagração da greve pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), a partir da 0h desta quarta-feira, 21 de outubro, em descumprimento à decisão liminar (provisória) anterior que proibiu a paralisação.

“Majoro a multa diária por descumprimento para R$ 100.000,00 (cem mil reais), sem prejuízo de eventual configuração de crime de desobediência. Fica o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco – SINTEPE advertido, ainda, que o descumprimento da decisão judicial implicará em ato atentatório à dignidade da justiça, fazendo incidir a multa prevista no art. 77, IV, §5º, do CPC/15”, escreveu o desembargador.

Em sua decisão, o magistrado destacou que os documentos apresentados pela PGE-PE e o ofício enviado pelo próprio Sintepe “evidenciam o inequívoco descumprimento da decisão antecipatória, ao anunciar a decretação da greve, com início às 0h do dia 21/10/2020”.

Via: Blog o povo com a notícia

Postar um comentário

0 Comentários